imagem

Protegido por Copyright
de Ely Britto
Novas Parcerias

Um pouco da nossa história...
Em 2005, um grupo de 10 pessoas reuniu-se para construir a ecovila. Juntos, compraram, em janeiro de 2006, 16 hectares de terra no sul de Minas, nas altas montanhas da Serra da Mantiqueira, com nascente, dois rios, bosques e florestas.
O projeto da ECOVILA já estava desenhado, quando o grupo se uniu. Foram necessários seis meses de intenso trabalho para, com o auxílio de colaboradores especializados, concluir o projeto. No primeiro ano elaborou-se, coletivamente, a convenção, o modelo jurídico e os projetos - arquitetônico e ambiental – para se iniciar a implantação da ecovila no local adquirido. Em agosto de 2007, foi iniciada a primeira etapa da construção dos chalés e do restaurante comunitário. Em 2008, começou-se a construção das primeiras casas dos fundadores, num processo que deve durar quatro anos. O projeto foi inaugurado no mês de Fevereiro de 2009 e durante um ano recebeu alunos de todo o Brasil que buscavam os conhecimentos taoistas em cursos e workshops. No inicio do ano de 2010 o grupo inicial sentiu a necessidade de rever as propostas iniciais e buscar mais parcerias e colabores além daqueles que vão construir sua residência no local e ali morar. Neste momento, os desafios são: cuidar do alinhamento interno para convivência dentro da ecovila, desenhar o novo modelo mais amplo e buscar novas parcerias e colaboradores fora do quadro inicial, e iniciar o cultivo de hortas orgânicas/agroflorestas, sempre com o objetivo de encontrar caminhos para a auto-sustentabilidade.
Durante o processo, novos membros foram incorporados ao projeto, outros saíram. Com as construções dessa primeira etapa terminadas, iniciou-se a construção de duas das 13 residências que hoje já prontas.  Com a crise internacional financeira os estrangeiros foram saindo e como bem poucos poderiam morar na ecovila, foi preciso redesenhar o projeto inicial e abrir a possibilidade de moradia temporária para novos colabores interessados em viver uma vida mais simples dentro de uma comunidade ecológica.

Estamos hoje fazendo planejamento e o re-desenho dessa nova etapa.